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Dúvidas sobre o MCE

Perguntas mais frequentes sobre o MCE

  • Como instalar o programa MCE?
    Para a instalação do MCE, efetuar o seguinte procedimento:

    1. Ao selecionar o MCE, salvar o arquivo de instalação numa pasta do seu computador.
    2. Este arquivo é um arquivo compactado contendo 3 arquivos que deverão ser extraídos na própria pasta.
    3. Iniciar a instalação com Duplo click no arquivo setup.exe (figura de um computador).
    4. Responder “Sim ou Yes” às mensagens de conflito de versão.
    5. Ao concluir a instalação verificar em iniciar/todos os programas e identificar o MCE instalado, de onde deverá ser iniciado o programa.
  • Na instalação do MCE, a seguinte tela é apresentada

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    Para prosseguir com a instalação, basta clicar no desenho do computador apresentado.

  • Durante a instalação algumas mensagens de conflito de versão são apresentadas. Como proceder nesse caso?
    Quando as mensagens de conflito de versão são apresentadas, deve-se responder “Sim ou Yes” a essas mensagens.

  • O campo “atividade da empresa” deve ser preenchido com que informação?
    Este campo deve ser preenchido com a atividade principal desenvolvida pelo empreendimento. O programa MCE utiliza uma adaptação da Classificação Nacional de Atividades Econômicas – CNAE Fiscal 1.1 (www.cnae.ibge.gov.br)

  • Como preencher o campo “atividade da empresa”?
    Para preencher esse campo deve ser digitado, no campo “CNAE”, uma palavra chave. A palavra deve ser a que melhor represente a atividade principal do empreendimento (produto fabricado pelo empreendimento). Utilize palavras no singular ou plural, masculino ou feminino, com ou sem acento ortográfico.
    É recomendável não digitar a descrição completa da atividade porque isso poderá dificultar a busca.
    Caso não seja localizada uma descrição específica para a atividade, deverá ser escolhida a descrição que mais se aproxima da atividade efetivamente realizada no empreendimento.

  • O município apresentado em “Informações Cadastrais” está errado. Como corrigir?
    O campo “Munícipio” em “Informações Cadastrais” é preenchido automaticamente pelo programa MCE nas situações em que o preenchimento do campo “Nº do Cadastro na CETESB” é obrigatório. Portanto, deve ser verificado se esse campo foi preenchido corretamente.

  • Como posso obter o CEP válido?
    Para obtenção do CEP basta realizar consulta ao site dos Correios (www.correios.com.br) informando o logradouro do município onde se localiza o empreendimento.

  • É necessário preencher o campo referente aos resíduos gerados?
    Sim, é necessário o preenchimento do campo de resíduos. Pois qualquer empreendimento gera resíduos (resíduos gerados fora do processo industrial (escritório, embalagens etc.)

  • É obrigatório preencher o item referente a máquinas e equipamentos?
    O item “Máquinas e Equipamentos”, quando apresentado pelo programa, é de preenchimento obrigatório e deverá conter todos os equipamentos necessários ao processo de fabricação/industrialização. Equipamentos desativados não cobertos pela respectiva licença de operação não poderão ser utilizados pois caracterizarão funcionamento ilegal de fonte de poluição.

  • Quais campos são de preenchimento obrigatório?
    O próprio programa informa quais campos são de preenchimento obrigatório. Em algumas situações o programa informa a obrigatoriedade ao passar de uma tela a outra ou na tela “Situação do Preenchimento do MCE”. Na tela “Situação do Preenchimento do MCE”, deve ser selecionada a linha que se deseja a informação e clicar no botão “Tela inicial”, o programa irá apresentar os campos pendentes de preenchimento.

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  • Como calcular o Balanço Hídrico?
    O Balanço Hídrico deve ser efetuado obedecendo a seguinte equação: TOTAL CAPTAÇÃO = TOTAL USO = EFLUENTES + PERDAS + INCORPORAÇÃO (apresentada na tela do Balanço Hídrico).
    A única exceção à regra são as empresas que geram mais efluentes do que o total utilizado em função do processamento industrial (Ex.: Indústrias de Suco e Destilarias), o que faz com que o somatório efluentes, perdas e incorporação seja maior que os totais captado e utilizado.

  • Quais são as áreas ao ar livre a serem consideradas?
    As áreas ao ar livre a serem considerada para fins de licenciamento são todas aquelas utilizadas pela empresa para o desenvolvimento de sua atividade de fabricação/industrialização (equipamentos e estocagem de material ao ar livre), excetuando-se áreas destinadas à circulação de veículos.

  • Como preencher as informações de Posições Geográficas?
    A identificação das coordenadas para o preenchimento dos campos Posições Geográficas pode ser feita de várias formas:

    Se houver necessidade da conversão de coordenadas geográficas (Lat/Long) para coordenadas UTM poderá ser utilizado conversor disponibilizado gratuitamente pelo IBGE: http://www.ibge.gov.br/home/geociencias/geodesia/param_transf/default_param_transf.shtm

  • Como gerar o arquivo (txt) do MCE a ser submetido no licenciamento ambiental?
    A geração do arquivo (txt) ocorre quando, finalizado todo o preenchimento do programa, na tela “Situação do Preenchimento do MCE” é apresentada a pergunta “Deseja gerar o disquete?”. Normalmente a pasta apresentada para gravar o MCE é a mesma onde o programa está instalado, C:ArquivosdeProgramasMCE ou C:DocumentsandSettingsMCE. Caso queira gravar em outro local, selecione a pasta desejada e clique em “Exportar”.
    Para gerar novamente o arquivo, na tela inicial (amarela), clique em “Geração do Disquete”.
    Atenção: o programa não grava o arquivo diretamente no CD ou DVD. Para gravar o arquivo txt do MCE em CD ou DVD, este deve ser gravado primeiro no computador e depois no CD ou DVD utilizando os programas de gravação de CD ou DVD do seu computador.

  • O arquivo (txt) foi gerado, mas não está sendo localizado. Onde foi gravado?
    Caso não tenha sido selecionada uma pasta específica para gravar o arquivo, provavelmente este foi gravado no mesmo local onde o programa está instalado C:ArquivosdeProgramasMCE ou C:DocumentsandSettingsMCE.

  • As informações preenchidas no MCE pode ser impressas? 
    Sim, o MCE pode ser impresso. Na tela inicial (amarela), clique em “Impressão”, selecione o MCE e clique em “Ok”.
  • Opções para a ampliação do empreendimento
    Nesse caso, aparecerá a seguinte pergunta: É da atividade fim do empreendimento?
    Assinalar sim se a ampliação estiver diretamente relacionada com o processo produtivo, ou seja, com a atividade principal do empreendimento.
    Caso contrário, assinalar não e uma barra de rolagem será ativada para a escolha da finalidade da ampliação (ex.: ambulatório, clube, creche, escritório, etc.). Neste caso, somente será apresentada para preenchimento as telas de informações cadastrais e declaração.
  • Como incluir Matéria Prima, Equipamentos e Produtos não especificados na lista existente?
    Caso não seja encontrada na lista, clique na opção Por palavra chave. Em seguida, digite o nome da Matéria Prima, Equipamentos e Produtos e aperte a tecla ENTER. O programa tentará localizar na lista existente as descrições que contenham a palavra digitada, para que o usuário faça a escolha. Uma vez localizada, dar um duplo clique no item escolhido.
    Caso a pesquisa por palavra-chave não aponte nenhuma correspondência com a descrição desejada, o programa perguntará se o usuário quer incluir esse item. Se a resposta for afirmativa, a descrição completa do item deverá ser digitada para inclusão na lista do programa.

  • Porque algumas telas somente aparecem quando seleciono alguma atividade do questionário apresentado no inicio do MCE Simplificado?
    Ao selecionar algum item do questionário apresentado no inicio do MCE Simplificado, o programa automaticamente abre novas telas relacionadas com o tipo de atividade selecionada, como por exemplo, a tela de Combustíveis, Fontes de Poluição do Ar, Fontes de Poluição das Águas, e Equipamentos de Controle da Poluição.
    Tais telas, quando apresentadas, são de preenchimento obrigatório

  • Problema de Impressão do Memorial de Caracterização de Empreendimentos
    Quando houver, problemas com a impressão do MCE, ou erro de DAO o procedimento que geralmente resolve a situação e reinstalar o programa pelo Modo de Segurança do Windows. Esta opção é ativada, pressionando-se continuamente a tecla de função <F8> (localizada na parte superior do teclado), enquanto o computador é reiniciado. É necessário pressionar F8 quando na reinicializarão do sistema operacional (ainda no DOS, antes do logotipo do Windows aparecer). Se o logotipo do Windows for exibido, será necessário tentar novamente. Aguarde a exibição do aviso de logon do Windows, desligue o computador e reinicie-o. Deve-se selecionar a opção Modo Seguro ou Modo Seguro com Rede.

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  • Configurações regionais de idioma – Problema com conflito entre ponto de milhar (.) e vírgula/ponto decimal (,) ou de Datas – padrão Americano x Português.
    No Painel de Controle do Windows, selecionar o item “Opções regionais e de idioma”, conforme figura abaixo:

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    Surgirá a tela abaixo, onde deve ser clicado o botão “Personalizar…” (Observar que o formato selecionado seja Português – Brasil):

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    Na aba de Números, deve estar configurado exatamente como a figura abaixo (principalmente, nos campos Símbolo decimal e Símbolo de agrupamento de dígitos):

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    E na aba Data, os parâmetros devem estar configurados conforme screenshot abaixo (formato da data abreviada como dd/mm/aaaa)

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